sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Quem é Akim?

Nome: Jim Ranke Nome original: Akim Licenciador: Editrice Altamira Criado por: Augusto Pedrazza, Roberto Renzi              

         Akim é um personagem criado pelo cartunista italiano Paolo Pedrazza. Do original, "Akim, Il Figlio della Selva", foi criado em meados dos anos 60. Era publicado pela pequena editora Tomasina. Nos anos 80 Akim voltou por uma subsidiária da editora Bonelli, mas não durou muito. A série foi produzida até 1991 e aqui no Brasil a editora Noblet foi a responsável pelo lançamento de seu título entre 1983 e 1991.

Akim é Jim Ranke, filho do cônsul britânico na Índia, o único sobrevivente de um naufrágio no coração da África. Após sua mãe ser morta por feroz pantera, ele é adotado por um gorila e cresce conhecendo a lei da selva e a lingua dos animais. Diferente de Tarzan, a série sempre teve um forte tom cômico e ecológico.

A série também contou com personagens secundários, como Rita, a namorada; Jim, o enteado; Zig, o macaco; Kar, o gorila; Baroi, o elefante e Rag, o leão.

 
Com forte inspiração do herói Tarzan, acusado por alguns de plágio, Akim possuiu a mesma filosofia do prímeiro herói, como proteger a selva dos bandidos e sua forte amizade e dialogo com os animais. Mas ao contrário do 'Senhor das Selvas", Akim possuía alguns raros momentos com histórias diferentes das tradicionalmente apresentadas, com aventuras de ficção científica, das mais generalizadas ameaças.

A editora Noblet aproveitou o sucesso que o título conseguiu atingir em nosso mercado e incorporou em várias edições, mais precisamente nas páginas finais das revistas, algumas publicações de produções nacionais, como os personagens "Tavinho" de Tony Fernandes e Vanderlei Felipe; "Taturana Tulipa", também de Tony Fernandes e "Pipoca, Joinha e Vespinha" do cartunista Antonio Cedraz.

Akim foi de longe o maior sucesso da editora Noblet e a mais longeva também, já que a estrutura da editora era pequena e seus títulos dificilmente chegava à casa das dezenas, muitos menos ultrapassar a margem de 100 edições, que aconteceu somente com Sexyman e o próprio Akim.

O título além da série mensal teve duas edições especiais e sete almanaques, este último reprisando, em quase 400 páginas cada edição, as melhores histórias publicadas no Brasil.

2 comentários: